Cingapura, a cidade do futuro!

Hoje vou levar vocês para mais um passeio aqui na Ásia: Cingapura, a cidade do futuro!

Nós fomos a Cingapura em Fevereiro desse ano (2014) para comemorar o Valentine’s Day. Foi uma viagem curta, ficamos apenas 2 dias na cidade, então tivemos pouco tempo para conhecer e optamos por visitar os principais pontos turísticos, a Marina Bay e a Ilha de Sentosa, onde fica a Universal Studios, que já foi tema de um post no blog!

Cingapura é um dos destinos mais caros do mundo, os hotéis e a alimentação tem preços bem elevados! A moeda é o Dólar de Cingapura, com uma cotação próxima do americano. Mas quando você procura o que fazer em Cingapura pode encontrar muitas atividades e atrações que são de graça!

Singapore_skyline_at_sunset_viewed_from_Gardens_by_the_Bay_East_-_20120426

Marina Bay! Imagem: Wikipédia

Conhecendo a cidade!

Cingapura é uma cidade-Estado e, apesar de ter cerca de 5 milhões de habitantes, é o menor país do Sudeste Asiático. Essa ilha, na pontinha sul da Malásia tem aos poucos se tornado um dos principais pólos comerciais e econômicos da Ásia, e seu governo tem propositalmente feito tudo possível para construir o “país do futuro”!

Um dos motivos que torna Cingapura tão interessante é a sua grande diversidade cultural e religiosa concentrada em um único lugar. Você pode conhecer pelo menos outras 3 culturas diferentes (Chineses, Indianos e Malaios) em um único país!

Nós ficamos hospedados na Little Índia, em um hotel pequeno, simples, mas muito aconchegante! E foi uma boa escolha! A impressão que dava quando saíamos na rua era de que estávamos na Índia mesmo, com todos aqueles indianos com seus trajes típicos, construções super coloridas e a música alegre sempre tocando em algum lugar!

Little Índia!

No nosso primeiro dia decidimos conhecer a Marina Bay. Optamos por usar o transporte público da cidade, que por sinal é ótimo! O MRT (metrô) chega em todos os cantos da ilha e os táxis são bem baratos! Mas Cingapura é uma cidade “pequena”, os pontos turísticos ficam próximos um ao outro, então acabamos fazendo quase tudo a pé.

Metrô em Cingapura.

O Marina Bay é um complexo que conta com um mega hotel 5 estrelas, um shopping center, um museu, um cassino, boates, teatros e muitos restaurantes estrelados!

O hotel Marina Bay Sands tem uma arquitetura ousada: são 3 torres de 55 andares cada, e no topo, em sua “prancha”, a área de recreação do hotel, com uma piscina “infinita”, considerada a mais alta do mundo, vários bares e restaurantes e uma plataforma de observação.

Marina Bay Sands!

Com algumas das lojas mais chiques de Cingapura, o Shopping do Marina Bay Sands apesar de não ser o maior da cidade impressiona pela sua arquitetura! Entre os corredores e lojas há um “canal” com barquinhos. Então se você se cansar de tanto gastar, pode pegar uma gôndola até o seu próximo destino! 😉

O ArtScience Museum tem cerca de 6000 metros quadrados de área construída, 3 andares e 21 galerias que recebem exposições artísticas de diversas partes do mundo. Sua arquitetura é inspirada em uma flor de lótus!

ArtScience Museum!

De lá fomos conhecer a Singapore Flyer, a maior roda gigante do mundo! Em cada cabine cabem 28 pessoas que conseguem apreciar em 30 minutos (tempo que dura uma volta completa) a cidade toda de uma altura de 165 metros.

A caminho da Singapore Flyer!

Selfie! Ao fundo o Marina Bay Sands e os principais prédios econômicos da cidade.

Marina Bay!

Em frente a roda gigante fica o Grid de largada da Fórmula 1.

Uma das atrações mais famosas de Cingapura, o Gardens By The Bay é um jardim botânico futurista, com grandes árvores artificiais, além de bosques e lagos. Esse foi, sem dúvida, o meu lugar favorito da marina! Ele fica atrás do hotel Marina Bay Sands e a entrada é gratuita, mas se você quiser visitar as estufas ou subir nas árvores futuristas, inclusive almoçar ou jantar em cima de uma delas, precisará comprar ingressos.

Mapa do Jardim!

Encantada com o lugar!

Ao fundo, a Singapore Flyer!

Depois de lanchar e descansar um pouco os pés no jardim botânico, fizemos mais uma caminhada até o lado oposto ao Marina Bay para conhecer o Merlion, a estátua símbolo de Cingapura, metade peixe e metade leão. A visita aqui também é gratuita e o local estava lotado de turistas, principalmente chineses.

Tentando tirar uma foto com o Merlion. Eu e muitos chineses!

A limpeza e a organização são características visíveis em todas as ruas da cidade! Cingapura foi a cidade mais limpa, correta e segura que eu já conheci! A ilha tem 90 mil câmeras de vigilância. De dia ou de noite ela é uma das cidades/países mais seguros do mundo!

E e meu companheiro de viagem: o mapa da cidade!

Cidade extremamente limpa e organizada!

Uma coisa muito interessante de se observar quando se chega de avião em Cingapura durante o dia, é a quantidade de navios atracados ou passando ao redor da ilha. O Porto de Cingapura é o maior porto em movimentação de contêineres do mundo!

Ao fundo, o Porto de Singapura!

Uau! Que dia intenso! Depois de andarmos tanto e ficarmos esgotados, voltamos para o hotel e decidimos sair só para jantar! Tínhamos pensado em voltar à Marina Bay a noite, mas resolvemos ficar por perto do hotel e conhecer alguns shoppings por lá para comprar souvenirs!

Curiosidades!

– Comer chiclete foi proibido por lei, por questões de higiene! Não é permitida a entrada do produto nem sua distribuição no país. Os visitantes que tiverem chicletes na sua bagagem terão o produto confiscado.

– Cingapura tem o maior número percentual de milionários do mundo! Cerca de 1 em cada 10 Cingapurianos tem mais de 1 milhão de dólares em economias!

– Com tantos chineses com o hábito de cuspir na rua, o governo precisou ser bastante severo com as normas de higiene. Portanto, pessoas flagradas cuspindo na rua são multadas.

– Quem atravessar fora da faixa de pedestres, ou for pego urinando, ou estiver jogando sujeira na rua receberá multa também.

– A proibição do cigarro em locais públicos já é prática antiga no país para evitar que as ruas fiquem sujas. E, realmente funciona. O país é impecavelmente limpo!

– Chibatadas, multas e prisão continuam a fazer parte do sistema penal do país. Pichadores de rua costumam ser punidos com chibatadas.

Na manhã do outro dia…

No outro dia pela manhã, saímos cedo do hotel para ir conhecer a Universal Studios! Foi um passeio incrível!

1779971_630939023646577_343275559_n

Para ver o passeio na Universal clique AQUI  e divirta-se!

Beijos!

Day ❤

Vem conversar comigo! Seu comentário é muito importante para mim!