Os benefícios do CACAU EM PÓ!

Pensou em Cacau, pensou em Chocolate! ❤ E quem não gosta de um chocolatinho, né?

O chocolate é um dos alimentos mais apreciados do mundo! Ele pode ser consumido das mais variadas maneiras, deixa qualquer receita mais gostosa, e ainda carrega a fama de ser um grande aliado no combate ao mau humor, graças ao Cacau, seu principal ingrediente – que, entre outras vantagens, proporciona prazer, graças ao estímulo à produção de serotonina.

cacau-em-po-2

O consumo de chocolate pode ajudar na saúde e na dieta, porém, todo mundo sabe, que não é recomendável consumir chocolates em grandes quantidades e com muita frequência. É preciso saber escolher, pois o que faz o chocolate ser gorduroso e calórico, não é apenas o cacau, mas os demais ingredientes adicionados para a fabricação do mesmo, como açúcar e gordura.

Quanto maior a concentração de cacau no chocolate, mais amargo ele é e mais rico em nutrientes para a nossa saúde.

–  extra amargo: 75 a 85% de cacau.

–  amargo : 50 a 75% de cacau

–  meio amargo: 35 a 50%

–  ao leite: menos de 40% de cacau.

A melhor maneira de usufruir dos benefícios que o cacau pode oferecer – e que não se resumem somente a proporcionar a sensação de bem-estar – é consumi-lo em pó e sem a adição de açúcar.

1129005840_635

Quais as vantagens do consumo do cacau em pó?

  • Ele é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras!
  • O cacau é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres) e, por isso, previne o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.
  • O cacau eleva os níveis de serotonina – neurotransmissor que melhora o humor –, é fonte de dopamina – que atua no controle do movimento, memória e sensação do prazer – e feniletilamina – que atua no sistema nervoso central –, gerando uma boa sensação de bem-estar.
  • O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino.
  • É rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes (que combatem os radicais livres), ajudando a promover a saúde cardiovascular, e auxiliando ainda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial.
  • O cacau pode auxiliar pessoas com diabetes pois está relacionado com a melhora na ação da insulina (hormônio relacionado com a doença).
  • Ele é rico em polifenóis – substância que, além de antioxidante, é considerada termogênica, ou seja, está relacionada à queima de gordura.

brigadeiro-de-acabate

Como consumir o cacau em pó?

Ele pode ser utilizado nas mais variadas receitas saudáveis. Uma boa dica é utilizá-lo na preparação de bolos, cookies, panquecas e vitaminas. Outra boa opção é polvilhar o cacau no iogurte, na banana quente e nas frutas. O que vale é utilizar a criatividade de acordo com o seu gosto!

Mas atenção! Os benefícios do cacau em pó são inúmeros, mas nada de sair por ai comendo chocolate adoidado! Ele deve ser incluído em uma dieta equilibrada, orientada por um nutricionista!

Beijos!

Day ❤

Anúncios

Vem conversar comigo! Seu comentário é muito importante para mim!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s